UMA MESA DE FÉ

Série à mesa
Publicado em 16/01/2021

Decretos: JANEIRO

Guardei Meus filhos e cuidei do Meu povo. Fiz uma colheita de salvos para enriquecer os céus e dar livramentos de angústia aos Meus santos. Não questionem Minha soberania! Eu tenho o controle de tudo e governo sobre todos. Eu lhes guardarei; Sou seu abrigo e sua habitação. Os que estão em Mim estão seguros. Salmo 121


_____

 

UMA MESA DE FÉ

Quando eu me lembro da história de Israel, que eles ao redor da mesa tomaram a maior decisão de FÉ da história bíblica – cruzar o deserto para entrar em Canaã, penso que o processo foi doloroso e que a conquista foi gloriosa, mas tudo partiu de um ato de Fé de um único homem, que decidiu crer ouvir a voz de Seu criador.

Sou um apaixonado pelo livro de Hebreus e em especial o capítulo 11 que cita o significado da e as grandes conquistas, em meio às lutas sempre, dos homens de Deus no passado!

“Ora, ter fé é ter certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e ter convicção de que uma coisa existe, mesmo quando não a vemos. Foi pela fé que aqueles que viveram no passado conseguiram a aprovação de Deus. Pela fé entendemos que o universo foi criado pela ordem de Deus, de maneira que aquilo que pode ser visto veio a existir das coisas que não podem ser vistas.” Hebreus? ?11:1-3? ?VFL??

O Apóstolo Renê, na devocional de hoje cita seu pai, como um exemplo de fé mesmo na época de sua infância e adolescência que ele ainda não tivesse  entregue sua vida ao senhorio de Jesus. Ele diz: “Reafirmo: Meu velho pai nem era crente, nascido de novo à época, mas já sinalizava que seria um homem extraordinário se tivesse se convertido na juventude. Nos impactou e criou memórias fabulosas em cada um de nós.”

E eu, pelo contrário, já posso glorificar a Deus pois Dr. Amós e D. Elza, meus pais, além de já serem um casal de crentes, já era um casal de muita fé e um exemplo de servos do Deus Altíssimo. Por centenas de vezes ao redor da nossa mesa, em casa, nos deram verdadeiro exemplos de fé e perseverança para enfrentarmos as guerras e as grandes lutas da vida, nos ensinando que a vida não seria nada fácil, mas que se crêssemos e lutássemos, teríamos conquistas e seríamos também bem sucedidos; ambos saíram de suas cidades no interior do estado do Amazonas... ( um lugar que com toda modernidade de hoje, vocês conseguem ver as dificuldades das distâncias em relação aos grandes centros, vivendo uma situação inusitada com o COVID, sem os mínimos recursos necessários, um lugar que é para muitos o pulmão do mundo e não tem oxigênio para respirar)... cruzando e navegando, não o deserto, mas os Rios Amazonas e Solimões para fazer suas vidas em Manaus, a capital! Para resumir suas histórias o Dr. Amós se formou em medicina no ano de 1975, com 48 anos de idade, depois de 10 anos na faculdade, trabalhando, criando 4 filhos, e, para que tenham uma ideia melhor de quem é D. Elza, foi minha colega de classe, quando fazia meu segundo grau, estudando o magistério para ser professora primária e ainda fez o 4º Adicional para Lecionar para a 5ª e 6ª série à época! Eu ficava a me perguntar, de onde vem essa força, hoje eu sei, vinha da fé em Deus, muito nos ensinada ao redor daquela mesa todos os dias, Bíblia aberta, cânticos afinados, (meu pai era solista na 1º Igreja Batista de Manaus) mesmo com todas as lutas enfrentadas por ambos para nos criar com excelência.

Bem, as memórias são criadas à mesa. Mas aqui está relacionada à FÉ que pode ser plantada. Para alguns pode ser interpretado como linguagem positiva, alto autoestima, crenças do possível, ou espirituoso. Porém, conhecendo os ensinos de Deus em Sua Palavra, vemos que é um exemplo de fé que nos projeta para um sucesso que estava no inconsciente, ou seja, no depósito da fé.

Nossa mesa precisa cuidar com as sementes que são lançadas, pois os nossos filhos nos modelam. Se tivermos uma MESA que comunique fé, sairemos na linha de frente e formaremos uma geração ousada que não terá dificuldade em avançar para as conquistas. Todos nós podemos fazer isso.

Eu acredito que somos resposta do que recebemos, vemos e ouvimos, sendo testemunhas à mesa da nossa casa. Se você parar por um minuto e refletir experiências positivas na sua casa, qual a mais poderosa? Precisamos ser exemplos de fé para aqueles que, mesmo no silêncio, nos modelam, e ser uma inspiração que dará segurança à geração que nos observa. 

Ap Kennedy Braga
Adaptado de Renê Terra Nova
Para IBNA/SBC-SP
M12/SP

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Adelelmo Setti, 10 - Vila Olga, São Bernardo do Campo - SP, 09720-000

Siga-nos

Código do aplicativo

IBNA12OFICIAL
© IGREJA BATISTA DA NOVA ALIANÇA ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.